segunda-feira, 7 de maio de 2012

Maçã podre

Hoje ouvi alguém dizer que a Apple é a marca mais valiosa do mundo. Não sei se é verdade mas acredito e acho sinceramente que os computadores da marca são os melhores do mercado assim como considero o resto de produtos pouco necessários à vida. Mas adiante que não é isso que me traz aqui. A pessoa em questão fundamentou a sua afirmação numa série de características da empresa como sejam estratégia de marketing e de mercado, design, liderança tecnológica and so on que me pareceram muito coerentes e lógicas. O problema é que a coisa acabou com um contundente: “A marca é portanto a mais valiosa porque é a mais desejada por vinte por cento da população mundial. Quer dizer, é a mais desejada por toda a gente, mas só vinte por cento é que a pode comprar, portanto os outros oitenta não interessam para nada”. Eu, não entendendo nada de gestão de empresas, entendo que a Apple, e as outras marcas todas, só são lucrativas se tiverem estratégias adequadas e uma série de características que as façam destacar no mercado. No entanto sei que as geringonças da Apple utilizam componentes feitos com matérias-primas que só existem em África, e são produzidas em fábricas localizadas em pobres países asiáticos onde as pessoas morrem de fome. Ásia e África onde por sinal vive a grande maioria desses oitenta por cento que não só não podem como nunca vão poder comprar um Mac e nem sequer sabem o que é. Enquanto isto assim for, a maçã está podre.

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